quinta-feira, 26 de março de 2015

Cantoras negras que marcaram a história da música - parte 1


Aretha Franklin




Filha de um itinerante de Igreja Batista. Aretha nasceu em 1942 em Memphis, mas foi criada em Detroit. Se tornou cantora de gospel, R&B e soul .
Aretha virou ícone da musica negra, sendo considerada a "rainha do Soul" . Ela se tornou a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 1987., É a segunda cantora a possuir o maior numero de prêmios Grammy na historia e é  reconhecida como uma das melhores vocalistas da historia da musica na revista Rolling Ston.
Aretha já foi descrita também como “A voz do Movimento dos Direitos Civis”, “a voz da América Negra” e “um símbolo da igualdade racial”.
Algumas das suas músicas:"Think", "I Say a Little Prayer", "Until You Come Back to Me", "Chain of Fools", "(Sweet, Sweet Baby) Since You've Been Gone", "Call Me", "Ain't No Way", "Don't Play That Song (for me)", "Freeway of Love", entre outros.







Anita Baker



É uma cantora norte-americana de R&B e soul. Nascida em Ohio,foi também criada em Detroit. Em 1985, fez contrato com Elektra Records, onde lançou seu 2º álbum "Rapture". Ela escreveu várias faixas , incluindo "Been So Long" e "Watch Your Step", e co-escreveu o single "Sweet Love" que se tornou seu 1º sucesso no mainstream.
Seu 3º álbum, Giving You the Best That I Got, foi lançado em Outubro de 1988, este sim implacou alcançando o 1ºlugar na Billboard 200, virou um sucesso de público e crítica  vendendo 5 milhões de cópias no mundo.
Em 1990,voltou ao estúdio para o 4º álbum, intitulado "Compositions", este álbum rendeu a Baker 7 prêmios Grammy.


 




Minie Riperton



 

Riperton nasceu em Chicago, Illinois, filha de Daniel e Thelma Riperton. A mais nova dos oito filhos de uma família musical, Minnie abraçou as artes desde muito jovem. Embora ela tenha começado com balé e dança moderna, seus pais reconheceram suas habilidades vocais e musicais e a encorajaram a prosseguir na música. Em meados dos anos sessenta, Riperton entrou para o grupo musical The Gems, aos quinze anos de idade. Em 1968, sete anos após sua entrada no grupo, retirou-se e entrou em outro, The Rotary Connection, uma banda psicodélica[3] . Minnie, ao mesmo tempo em que estava na banda, fazia sua carreira solo. Produziu um grande hit de sucesso, a música Loving You, do álbum Perfect Angel, um sucesso romântico da década de setenta. Minnie morreu de câncer de mama, em 1979, com apenas trinta e um anos[1] .Minnie se tornou o porta-voz nacional para a Sociedade Americana do Câncer.

Sua filha ( Maua Khabira Rudolph) se tornou uma famosa comediante presente em várias séries e  em muitos filmes americanos.






Dionne Warwich 





Nasceu em Nova Jersei em 1940.É prima de primeiro grau de Whitney Houston, irmã de Dee Dee Warwick e sobrinha de Cissy Houston. Ganhou fama como a intérprete preferida dos compositores Burt Bacharach e Hal David. Ambos a presentearam com uma série de sucessos. Com mais de 50 anos de carreira, estima-se que tenha vendido mais de 66 milhões de cópias de seus discos.
Cresceu ouvindo e cantando gospel, estilo que incorporaria de maneira vibrante em seu modo de cantar. Em 1963, emplacou o clássico soul "Don't Make Me Over", chamando a atenção de David e Bacharach, que estavam procurando a voz ideal para suas sentimentais baladas. Com ela, rapidamente várias músicas que a dupla escreveu se tornaram sucesso com a sua voz, como "Walk On By", "Do You Know The Way To San Jose?", "Alfie" e "I'll Never Fall In Love Again".









Roberta Flack





Nascida na Carolina do Norte em uma família de músicos, começou a estudar piano desde cedo, assim como a desenvolver sua voz. Formada em música pela Universidade de Howard, cantava nos pubs de Washington, D.C. quando foi contratada pela Atlantic Records, em 1969.
Seu primeiro LP, First Take, teve uma certa repercussão, mas o sucesso veio com os compactos "First Time Ever I Saw Your Face" e "Killing Me Softly With His Song". Em 1977, gravou ao lado de Donny Hathaway o sucesso "The Closer I Get To You".
Considerada uma cantora soul, Roberta Flack revela influências jazzísticas e até clássicas em seu estilo pianístico.









Patti labelle



É uma premiada cantora, compositora e atriz estadunidense com mais de 50 anos de carreira. Durante 16 anos, LaBelle foi a vocalista do grupo Labelle, pelo qual lançou sua canção assinatura Lady Marmalade em 1974. Neste período emplacou os maiores sucessos das paradas musicais de R&B, Pop e eventualmente disco.
LaBelle iniciou sua carreira solo em fins da década de 1970, seguindo a dissolução do grupo. Emplacou grandes sucessos nas paradas pop, como: On My Own (em dueto com Michael McDonald), If You Asked Me To, Stir It Up e New Attitude. On My Own alcançou a 1ª posição em diversos países
Detentora da marca de 50 milhões de cópias vendidas, LaBelle foi incluída na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama do Apollo. Além de ter sido homenageada com um "Legend Award" por sua contribuição para a música norte-americana no World Music Awards. Foi ainda agraciada com um Grammy Hall of Fame em 2003 pelo legado da canção Lady Marmalade.[3] Sua biografia oficial, Don't Block the Blessings, permaneceu no topo da lista de best-sellers do New York Times.






Gwen Guthrie




 Gwen Guthrie (09 de Julho de 1950 - 03 de Fevereiro de 1999) era uma compositora e cantora norte-americana e também cantou em backing vocals para Aretha Franklin, Billy Joel, Stevie Wonder, Peter Tosh e Madonna, entre outros, e escreveus canções para Ben E. King e Roberta Flack. Ao todo, Gwen lançou 9 álbuns, mas foi em 1986 que obteve mais notoriedade com seu álbum “Good To Go Lover”, pelo seu hit #1 nas paradas de R&B e dance , #5 no UK singles charts e #42 na Billboard Hot 100: “Ain’t Nothin’ Goin’ on But the Rent”, deste álbum podemos destacar também o cover de “(They Long to Be) Close to You” (#25 UK) e “You Touched My Life” que se tornou hit no Brasil (#10).
Gwen morreu de câncer de útero no dia 3 de Fevereiro de 1999 com 48 anos e foi enterrada no Cemitério Fairmount em Newark (Nova Jersey). 











Tracy Chapman



Nasceu em Ohio em 1960.É uma cantora uranista de música pop, rhythm-and-blues jazz soul norte-americana, vencedora por diversas vezes do Grammy, tornada mundialmente famosa por suas canções "Baby Can I Hold You" e "Fast car" e "Bang bang bang".
Tracy Chapman toca guitarra e escreve canções desde criança. Ingressou no programa "A Better Chance", voltado a identificar nacionalmente crianças negras talentosas para o desenvolvimento acadêmico, o que lhe permitiu freqüentar a Wooster School, em Connecticut e posteriormente a Tufts University, em Medford (Massachussets).

Em maio de 2004, a Tufts University concedeu-lhe o título de doutora honoris causa em Belas-artes, por sua contribuição como uma artista socialmente engajada e por suas realizações artísticas.
Chapman apresenta-se desde 1988.











Quer saber de mais cantoras negras famosas?! Veja Cantores negros que marcaram a história da musica -Parte 2 (Clique aqui)



 





 

Um comentário:

  1. Dessa geração e so acrescentar Tyna Turner, Donna Summer, Gladys Knight, Diana Ross, ficaria um pouco mais completa...

    ResponderExcluir